Batom Vermelho

Batom Red - Mary Kay



    Há muito que o antigo egipto enraizou aquilo que sempre foi denominado por maquilhagem.
Aquilo que nesse tempo se fazia por mera proteção ao sol e á poeira passou de necessidade a várias formas de apelo sexual.

    Quando uma mulher é estimulada sexualmente os lábios tendem a ganhar um tom mais avermelhado. E sabendo disso as mulheres do antigo egipto descobriram uma formula de colorir os lábios, usando pigmentos vermelhos extraídos de algas e escamas de peixe para dar brilho, apelando assim á sexualidade masculina.

Infelizmente essa descoberta não foi bem sucedida pois, esses pigmentos causavam doenças gravíssimas.
Cleópatra, a tão famosa egipcia da história, fazia os seus batons esmagando besouros e formigas carmim.

    Pedras semi-preciosas esmagadas coloriram os labios e até mesmo os olhos das mulheres da antiga mesopotâmia.


    No Sec. XVI  a irreverente Elisabeth I  criou a tendência dos lábios avermelhados e a pele muito branca. Os seus batons eram feitos com cera de abelha e derivados de plantas corantes vermelhas.


Na subida da rainha Victoria ao trono, a maquilhagem em geral foi considerada grosseira e banida em toda a europa e as mulheres que a usassem ganhavam o titulo de prostituas ou bruxas por tentativa de sedução ao sexo masculino.


    Mais tarde com a popularidade do cinema, as atrizes começaram novamente a maquilhar-se e foi o suficiente para promover novamente o uso de batom .

Em 1923 James Bruce Mason patenteou  o primeiro batom em tubo giratório.

    Ao longo das décadas a maquilhagem foi ganhando mais importância e dispararam as fábricas que produziam cada vez mais marcas de produtos de cosmética e por volta dos anos 40 o aparecimento do look "Pin Up" propulsionou o batom vermelho para todo o mundo até aos dias de hoje.



Muito mais há a dizer sobre o batom e a sua história.



A verdade é que o Batom Vermelho sempre marcou presença ao longo dos tempos e é um Clássico inegável e intemporal por muito que o proíbam.



O poder e a sensualidade que atribui á mulher é algo fascinante e está muito em voga novamente.



Sendo assim como podemos utiliza-lo?


  • Quem deseja que o seu batom fique com um toque mais leve pode aplica-lo nos lábios com o dedo assim não corre o risco de exagerar e pode ir acrescentando cor até chegar ao tom pretendido.
  • Para quem gosta de uma aplicação precisa e ao mesmo tempo cautelosa sem correr o risco de "borrar" em torno dos lábios, o pincel pode ser o aliado perfeito e podem aplicar o batom delineando pouco a pouco com o pincel, e se no fim achar que não está tão perfeito como pretendia use um lápis de lábios, de preferência da mesma cor do batom para dar os retoques finais.
  • Pode usar o lápis de lábios para delinear primeiro em torno dos lábios e só depois colocar o batom por cima, mas não se esqueça que, se delinear primeiro com o lápis é muito importante preencher todo o lábio antes de aplicar o batom, pois por norma os batons ao longo do dia vão desaparecendo pouco a pouco e depois vai começar a notar-se o delineado a volta dos lábios. A não ser claro que goste desse look com o as linhas bem definidas e o batom mais desvanecido mas caso contrario o que aconselho é a delinear e a preencher bem e depois então colocar o batom por cima.


Esta é a forma que eu aconselho também para quem procura mais durabilidade com o batom.


  • O batom pode também ser aplicado diretamente nos lábios sem o uso de pincel ou de lápis, porém desta forma nem sempre os lábios ficam bem definidos e a durabilidade do batom pode também não ser a esperada. Por isso o que recomendo é que tenha sempre um lápis por perto para contornar bem em torno dos lábios caso queira um acabamento mais perfeito.


    É importante referir também que existem várias tonalidades de vermelho e também várias texturas e acabamentos.

    Existem vermelhos mais claros, mais escuros, alaranjados ou até mais cor de vinho, bem como texturas mais leves, mais cremosas e hidratantes, e acabamentos mais mate ou mais brilhantes, sem contar com o tão famoso Gloss.


Há imenso para falar sobre batom e nada melhor do que experimentar para sentir as diferenças.


Em geral o batom vermelho fica bem em qualquer mulher e em todas as ocasiões, por isso use sem medo.




Batom Rouge Imperial - Yves Rocher

Lápis vermelho - Make up forever

 Gloss Effet 3D Rouge Democratic - Bourjois

Batom Rouge Voile Brillance - Yves Rocher



Que maquilhagem devo usar nos olhos para conjugar com o batom vermelho?

No geral quase todas as maquilhagens de olhos combinam bem com esta cor de batom, porém alguns tons demasiado fortes podem não ser as indicadas. Depende muito do pretendido mas se tiver dúvidas opte por um delineado preto ou castanho escuro; um esfumado preto, castanho claro ou escuro; ou apenas com tons claros como pastel ou creme, brilhantes ou mate, basta apenas um pouco de mascara de pestanas nos olhos para fazer sobressair o seu lindo batom!

Delineado com sombra avelã

 Esfumado preto e castanho

Sombra Creme e Mascara de Pestana









Fonte sobre documentário:
 http://inventorspot.com/articles/the_slightly_gross_origins_lipstick_13653

Restante Artigo Escrito por: Inês Abrantes
Fotografia de produtos por: Inês Abrantes
Fotografia pessoal por: Kandy Baptista
Todos os direitos reservados


Sem comentários:

Enviar um comentário